11.05.2017

Em Família

Secretários das paróquias de nossa Diocese se reúnem para dia de formação

Na terça-feira, 9 de maio, a Cúria Diocesana e as paróquias que a compõem mantiveram as portas fechadas, mesmo com o raiar do dia. Mas o motivo foi extremamente válido. Foi na terça-feira que aconteceu a Formação Anual de Secretários e Secretárias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Com exceção de alguns poucos que não puderam participar, por motivos de força maior, praticamente todas as nossas paróquias estavam representadas. E apesar da maioria esmagadora de mulheres, há também em nossa Diocese os famosos “secretários”. Todos se reuniram na Casa de Encontro Maria Mãe da Igreja, em Jerônimo Monteiro, para um dia de muito diálogo e reflexão.

Dom Dario

A formação teve início com um momento de oração, leitura do Palavra e as boas-vindas feitas pelo Padre Andherson Franklin, Coordenador Diocesano de Pastoral. Foi o momento também de saber quais eram as novas secretárias de nossa Diocese, que participavam pela primeira vez deste encontro. Em seguida, foi a vez de do Bispo Diocesano Dom Dario Campos começar, de fato, a formação.

Dom Dario esteve presente durante todo o tempo da formação. Ele abriu e encerrou as atividades na casa de encontro de Jerônimo Monteiro. No primeiro momento, o Bispo refletiu sobre a importância das secretárias (e dos secretários) em nossas 43 Paróquias e na Cúria da Diocese. “São a porta de entrada da nossa Igreja”, segundo ele. Companheirismo, discernimento e profissionalismo também foram temas abordados pelo nosso Bispo.

Participativo, Dom Dario estava atento às dúvidas e sugestões propostas pelos secretários participantes. Em sua segunda fala, no fim do encontro e antes de abençoar a todos, o Bispo fez um agradecimento especial:

“Queria aproveitar que estão todos aqui e agradecer pela belíssima romaria que foi realizada na Festa da Penha. Dom Luiz (Mancilha Vilela) e todo o pessoal da Arquidiocese estão encantados com a festa que nós fizemos para Nossa Senhora da Penha. Então eu queria agradecer a todos, pois tudo isto foi possível graças a vocês.”

Ética na Igreja

Após a primeira fala do Bispo Diocesano, foi a vez do Padre Rogério Guimarães dialogar com os presentes. Padre Rogério é o moderador da Cúria Diocesana e, com seriedade e bom humor, ele apresentou os diversos aspectos profissionais que cabem ao bom secretário.

O Presbítero falou sobre a atenção ao trabalho, humildade no atendimento e ética profissional.

“As fofocas fazem parte desta dimensão da criminalidade. Não existe fofoca inocente. A língua é para louvar o Senhor. Mas quando a usamos para falar mal do irmão ou da irmã, nós a usamos para matar a imagem de Deus no próximo”, citação do Papa Francisco feita por Padre Rogério Guimarães.

Falar e saber ouvir

O Padre Andherson Franklin veio logo em seguida. Ele complementou as falas de Dom Dario e do Padre Rogério Guimarães e, como Coordenador Diocesano de Pastoral, levantou o tema das questões pastorais nas paróquias.

Em determinado momento, o Padre pediu que os participantes conversassem entre si, revendo pontos que considerassem relevantes a serem discutidos naquele momento. Desta forma, o sacerdote concedeu a fala aos secretários, ouvindo suas dúvidas, anseios e situações que ocorrem no dia-a-dia das nossas paróquias.

Prestigiando também este momento proporcionado pela nossa Igreja, o Padre Genivaldo Marcolan Laquini (Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, de Bom Jesus do Norte) acompanhou alguns trechos do encontro e aproveitou para rever velhos rostos. A Formação Anual serviu, mais uma vez, como um momento de partilha entre os diversos funcionários que compõem os setores da Diocese de Cachoeiro. Partilha de ideias e de conhecimento, mas também uma confraternização de sentimentos.

Fotos: Departamento Diocesano de Comunicação.