28.03.2022

Dom Giambattista Diquattro

Com a presença de Dom Luiz Fernando Lisboa, Núncio Apostólico no Brasil é acolhido em visita ao Regional Leste 3

Em visita à Arquidiocese de Vitória, o Regional Leste 3 da CNBB acolheu com carinho o Exmo. Revmo. Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

Dom Giambattista Diquattro chegou à capital capixaba na tarde deste domingo (27) e presidiu no mesmo dia a santa missa na Catedral Metropolitana de Vitória.

Dom Luiz Fernando Lisboa, arcebispo-bispo de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, participou da santa missa, assim como os demais bispos do Espírito Santo. Na manhã desta segunda-feira (28), o Núncio Apostólico visitou as instalações do Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian (CECATES), novamente acompanhado de Dom Luiz Fernando e dos demais bispos.

Além de conhecer a Arquidiocese, Dom Giambattista aproveitará a visita para conhecer as instalações do Regional Leste 3.

Núncio Apostólico

Dom Giambattista Diquattro foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020 e iniciou sua missão no país em 7 de janeiro de 2021.

O Núncio nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. É mestre em Direito Civil na Universidade de Catânia e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Também é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e, mais tarde, na Secretaria de Estado do Vaticano e na Nunciatura Apostólica na Itália. O Papa João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico no Panamá, em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou Núncio Apostólico na Bolívia, em 21 de novembro de 2008, e, em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.

O Núncio Apostólico tem dupla missão em um país.

A primeira consiste em representar o Romano Pontífice (Papa Francisco) e a Santa Sé, diante da República Federativa do Brasil, onde, tendo status de embaixador, ele é o decano do Corpo Diplomático junto ao governo, isto é, ele sempre será o encarregado de transmitir à Presidência da República as inquietações da comunidade internacional com a referida nação.

A segunda é de caráter pastoral, cuja tarefa é transmitir as mensagens do Santo Padre para todas as dioceses do Brasil. Ele também é responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos. Normalmente, reside na Nunciatura Apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.

Imagens: Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha

Núncio Apostólico e bispos do Regional Leste 3 durante santa missa na Catedral de Vitória