Notícias

06.04.2023

Tradicional cerimônia de lava-pés marca início do Tríduo Pascal

A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, quando Jesus lavou os pés dos discípulos.


A missa do Lava-Pés, tradição que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo, foi realizada na noite de quinta-feira, 06 de abril, em Alegre. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, quando Jesus lavou os pés dos discípulos.

Na cidade do Caparaó, a celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Penha, na Ladeira da Matriz. A celebração marca o início do Tríduo Pascal.

A Matriz, uma das mais importantes construções sacras do Caparaó Capixaba, ficou lotada de fiéis durante a missa.

Como manda a tradição, 12 pessoas foram escolhidas para terem os pés lavados e secados pelo Vigário Paroquial, Pe. Márcio Teodoro da Silva. Cada ano, existe um critério diferente na escolha das pessoas que têm os pés lavados.

 

🔹 O que significa o lava-pés?

A cerimônia de lava-pés celebrado na Páscoa significa o ato de amor e ajuda ao próximo com humildade e zelo pela vida do próximo.

Uma das melhores lições a ser tirada da cerimônia de lava-pés na Páscoa é a manifestação de humildade e serviço ao próximo com o amor.

De acordo com os registros da Bíblia, Jesus Cristo primeiro pede aos seus discípulos que o deixem lavar os seus pés, em seguida, com a bacia com água ele lava os pés de cada um.


🔹 O que é Tríduo Pascal? 

É o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira santa (Missa de instituição da eucaristia e lava pés, logo após, velação ao Cristo crucificado), Sexta-feira Santa (beijo da cruz) e o Sábado Santo (vigília Pascal). O Tríduo Pascal é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.

 

🔹 Registros: 

Fotos: José Alberto - Pascom Alegre

 

 

 

Mais Notícias