21.04.2023

Tradução brasileira do Missal Romano será obrigatório a partir do Advento

As comunidades de todo país têm até o Advento para começar a utilizar os novos textos nas celebrações da missa.

Na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, os bispos reunidos na 60ª Assembleia Geral da CNBB receberam mais detalhes sobre a terceira edição do Missal Romano. Eles foram informados sobre o prazo limite para que todas as paróquias o utilizem.

Como foi decidido na última reunião do Conselho Permanente da CNBB, realizada em março, as comunidades de todo país têm até o Advento para começar a utilizar os novos textos nas celebrações da missa.

“Toda a Igreja no Brasil terá o prazo até o primeiro domingo do Advento para que todos os sacerdotes, todas as paróquias e dioceses, possam adquirir o novo Missal, para usá-lo obrigatoriamente a partir do Advento deste ano”, informou o bispo da Diocese de Caruaru (PE), Dom José Rui Gonçalves ao portal de notícias da CNBB.

Na Missa com Vésperas, na Basílica Nacional de Aparecida, durante o primeiro dia de assembleia (19), os bispos já utilizaram os textos da tradução brasileira. A celebração marcou o início do uso da terceira edição do Missal Romano no Brasil, cujo processo de tradução e aprovação levou 19 anos.

🔹 Missal Romano

Segundo informações da CNBB, a tradução brasileira do Missal Romano começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

A Terceira Edição Típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.