29.07.2023

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da XII Formação Missionária de Seminaristas Nacional

Entre os dias 27 e 30 de julho, seminaristas de todo o Brasil estão reunidos para a XII Formação Missionária de Seminaristas Nacional que acontece na Diocese de Jundiaí, SP

Com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, a XII Formação Missionária de Seminaristas Nacional está em andamento na diocese de Jundiaí, São Paulo. O encontro que acontece entre os dias 27 e 30 de julho, conta com a participação do bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P que, na manhã deste sábado, 29, falou sobre a responsabilidade do padre pela missão universal: “todo sacerdote é propriamente missionário para o mundo”. Representam a Diocese de Cachoeiro os seminaristas: Raone Barglini, Marco Antônio de Almeida Oliveira e Mateus Luiz.

O evento, realizado em parceria entre as Pontifícias Obras Missionárias no Brasil (POM) e a Coordenação Nacional dos COMISE’s (Conselhos Missionários de Seminaristas), tem refletido o tema do envio, em unidade com os eventos missionários nacionais realizados no ano de 2023, que terão seu ponto alto no 5º Congresso Missionário Nacional, previsto para novembro, na Arquidiocese de Manaus, AM. O lema do encontro formativo remete também ao 3º Ano Vocacional do Brasil – Vocação: graça e missão – “Corações ardentes; pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

A metodologia utilizada é a do “ver, julgar e agir”, onde, por meio de conferências, pretende-se auxiliar a formação missionária dos seminaristas tratando de temas relevantes para todo e qualquer discípulo missionário de Jesus Cristo. Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, bispo da Diocese de Jundiaí, é o anfitrião do evento que recebe como conferencistas, além de Dom Luiz Fernando Lisboa: Dom Vicente Costa, Bispo emérito da Diocese de Jundiaí, Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, SP, e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, MT, e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, e Arcebispo ad personam; Dom Júlio Endi Akamine, SAC,  Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, SP, Ir. Regina da Costa Pedro, PIME, Diretora Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Antônio Niemiec, CSsR., Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, Pe. Vagner João Pacheco de Moraes, do clero da diocese de Osasco, SP, e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Além deles, vale mencionar a participação de Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes, e de Pe. Júlio Lancellotti, do clero da Arquidiocese de São Paulo, SP, que tem seu trabalho com a Pastoral do povo em situação de rua como destaque de sua atuação ministerial.

○ Registros: