01.08.2023

Encontro de CEBs reúne lideranças do Regional VI

Assessorados por Roberto Luis Ferreira as lideranças refletiram sobre os desafios sociais, políticos e eclesiais do Regional

Divino de São Lourenço recebeu cerca de 350 lideranças religiosas e populares das paróquias:  Nossa senhora Auxiliadora (Jerônimo Monteiro), Nossa Senhora da Penha (Alegre), Nossa Senhora de Lourdes (Celina), Nossa Senhoras Dores (Dores do Rio Preto), São Miguel Arcanjo (Guaçuí) e Sagrado Coração de Jesus (Divino de São Lourenço) que juntos foram o Regional VI da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, participaram do encontro de CEB’s. Assessorados por Roberto Luis Ferreira, vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, as lideranças refletiram sobre os desafios sociais, políticos e eclesiais do Regional e seus impactos nas comunidades religiosas cristãs. O encontro aconteceu no domingo, 30 de julho.

Na atividade, já tradicional na região, as CEB’s são convidadas a fazer junto um caminho de sinodalidade. A sinodalidade expressa comunhão e participação em uma Igreja em saída ao encontro com Deus, como frequentemente expressa o Papa Francisco.

“O Papa Francisco solicita também de todo povo e dos fieis cristãos, católicos e católicas o cuidado com a casa comum, casa de todas as pessoas como o Criador criou para todo o mundo. As CEBs tenham práticas de cuidado com a Casa Comum, ponto central do sínodo da Amazônia, pautada por uma vida sustentável na defesa dos biomas, no respeito dos povos do campo, das cidades e das florestas”, explica coordenadora das CEB’s do regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sirley Camiletti Cardozo.

Outros assuntos refletidos foram a importância de reaproximar as CEB’s da Juventude e uma Igreja e o espírito de acolhida para a Pastoral Afro.

As CEB’s são vinculadas à Igreja Católica e seus integrantes são fiéis leigos e leigas e membros do clero inseridos em pastorais, organismos e movimentos populares que desenvolvem uma prática social unindo fé e vida, organização comunitária e transformação da realidade.

○ Registros: