Notícias

11.03.2016

Refletindo Jovem.



Por Seminarista Carlos Henrique Dias - coordenador da equipe do Refletindo Jovem

“Louvado seja Senhor meu, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta e governa, produz numerosos frutos, flores multicolores e capim.”
São Francisco, Canto das Criaturas
Citado em Laudato sí, 1


"Casa comum": a responsabilidade é de todos nós.

Muito se tem discutido sobre o momento de saturação que o Planeta Terra vive com o crescimento desenfreado das cidades e das indústrias. Maltratada e desrespeitada por seus próprios filhos, que a usam de maneira irresponsável e abusam dos bens que ela oferece, a Terra sucumbe contra a violência sofrida, "gemendo e sofrendo as dores de parto" (Rm 8,22).

A juventude, o futuro de nossas sociedades, tem um papel importante no reconhecimento da importância de estabelecer um equilíbrio na relação com a natureza. Por vezes, a ganância de muitos, impede que reconheçamos a Terra como nossa mãe.

É preciso parar para refletirmos, reconhecermos Deus como nosso "Criador" , louvarmos em uníssono com toda a criação, pois  também somos criaturas de Deus, e certamente fomos criados não para destruir, mas sim para preservar e cuidar respeitosamente da natureza, verdadeiro presente do Criador.

Por isso, na Cartilha 03 do Refletindo Jovem teremos como fio condutor dos dez primeiros encontros a reflexão sobre as questões ecológicas, impulsionados pela Encíclica Laudato Si do Papa Francisco e a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que nos chama ao cuidado para com a "Casa Comum", que também é responsabilidade da Juventude.

Os encontros foram preparados com muito carinho pela equipe. Esperamos que as reflexões possam amadurecer nosso coração em vista de um compromisso maior com nossa casa: "Planeta Terra".

A Cartilha Nº 3 do Refletindo Jovem pode ser baixada clicando aqui.
 


Capa da Cartilha Nº 3 do Refletindo Jovem.
 


 

 

 

Mais Notícias