05.04.2023

Procissão do Encontro celebra Quarta-Feira Santa no sul do ES

Foto: Ryan Amolonario

Sob o céu escuro e nublado nesta quarta-feira, 05 de abril, no sul do Espírito Santo, uma tradicional procissão foi retomada pelos católicos em diversos municípios.

As imagens do “Senhor dos Passos” e “Nossa Senhora das Dores" saíram às ruas em diversas paróquias e fizeram o "Encontro" em frente as Igrejas Matrizes.

Antes de saírem às ruas em carros abertos ou andadores, as imagens foram expostas em algumas igrejas no início da quaresma, em 22 de fevereiro.

Segundo o Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Rio Novo do Sul, Monsenhor Dalton Menezes Penedo, o encontro de Maria com Jesus, enquanto este caminhava em direção do calvário, é lembrado pelos cristãos na via-sacra. "Maria acompanhou o seu Filho até o calvário, acompanhou a dor e o sofrimento, viu seu filho morrer e o acolheu em seus braços”, explicou.

Na Paróquia São Pedro Apóstolo (Catedral) em Cachoeiro de Itapemirim, a imagem do Senhor dos Passos saiu da Comunidade São José Operário (Amarelo). Já a imagem de Nossa Senhora das Dores saiu da Comunidade Santa Teresinha (Baiminas).

“Nesta tradição, a ideia quer promover um encontro com Jesus Cristo e tantos homens e mulheres que sofrem, um encontro com muitas Marias, mães de família que perdem seus filhos, um encontro com as famílias que perderam seus entes queridos”, ressaltou Monsenhor Dalton.

Depois de as duas imagens chegarem na Catedral de São Pedro foi realizado o “Ofício das Trevas” e o “Sermão das Sete Palavras”. Também houve a Santa Missa.

🔹 Registros:

Paróquia Santíssima Trindade - Marataízes