Notícias

08.04.2023

Vigília Pascal marca o Sábado Santo na Catedral de São Pedro em Cachoeiro

A cerimônia litúrgica desta noite é dividida em quatro partes


Neste sábado Santo, 08 de abril, aconteceu a Vigília Pascal na Catedral de São Pedro em Cachoeiro de Itapemirim. A tradição é conhecida como a “Mãe de todas as Vigílias”, por ser a maior celebração litúrgica com cerca de 3 horas de duração, foi presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa. Já neste domingo (9), as celebrações de Páscoa serão realizadas em todas as paróquias da Diocese.

A cerimônia litúrgica desta noite é dividida em quatro partes. Segundo o Monsenhor Dalton Menezes Penedo na primeira delas, que começa fora da igreja, acontece o batismo do fogo. “Acendemos um fogueira e depois de benze-la, acendemos com aquele fogo o círio pascal, uma grande vela que lembra o Cristo como uma luz que não se apaga”, afirma. O padre explica ainda que o círio traz o desenho de uma cruz e os algarismos alfa e ômega. “Esses símbolos representam Jesus como o princípio e o fim de todas as coisas”, diz. 

Em meio a cantos e orações especiais para a vigília, os fiéis acendem suas velas na chama do círio. A cerimônia é seguida pela leitura de, pelo menos, três textos do Antigo Testamento da Bíblia e dois textos do Novo Testamento. “Os primeiros textos lembram a criação de Cristo, sua libertação e a presença de Deus por meio dos profetas”, explica. Na missa do Sábado de Aleluia, a comunidade católica volta a cantar os chamados Hino de Louvor, silenciados durante toda a quaresma. 

Na terceira parte da celebração, depois da homilia feita pelo sacerdote, a comunidade é convidada a renovar as promessas de seu batismo. “Antigamente, nesta noite, os cristãos costumavam receber os sacramentos do batismo, da eucaristia e da crisma, todos de uma vez. Hoje, esse gesto é uma maneira de retomar essa tradição”, conta Mons. Dalton. 

Na quarta e última parte há a Liturgia Eucarística e os ritos finais. 


🔹 Domingo de Páscoa

A Páscoa é o centro do calendário litúrgico para a Igreja Católica, todas as celebrações do ano são voltadas e agendadas a partir da data desta festa, que celebra o Memorial da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

🔹 Registros: 

Fotos: Pedro Jorge Junior

 

 

 

Mais Notícias