10.04.2023

CNBB - Conselho Missionário de Seminaristas promove assembleia do Regional Leste 3

A assembleia regional será nos dias 18 e 19 de maio na sede do Propedêutico da Arquidiocese de Vitória

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) irá promover, em maio, sua assembleia em nível de Regional Leste 3. Ou seja, são convidados a participar os formadores e seminaristas religiosos e diocesanos que atuam nas quatro dioceses do Espírito Santo (Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória).

Segundo o secretário nacional do Comise e seminarista da Diocese de Colatina, Carlos Daniel de Souza Martins, já há algum tempo se discute a possibilidade de organizar e fortalecer o papel do Comise no processo formativo nas dioceses capixabas. “O Comise se encarrega da animação, formação, articulação e cooperação missionária entre seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. Gostaríamos, portanto, de consolidar essa caminhada através de uma assembleia regional e traçar uma caminhada conjunta em vista da missão”, destacou.

A assembleia regional será nos dias 18 e 19 de maio, das 14 às 19 horas, na sede do Propedêutico da Arquidiocese de Vitória. A assessoria será do padre Antonio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária e assessor do Comise nacional.

Inscrições:

A participação na assembleia é gratuita e as inscrições podem ser feitas on-line até o dia 27 de abril. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Programação:

Dia 18/5 (quinta-feira)

14h – Credenciamento

14h30 – Apresentação

15h – Abertura do dia: “A Igreja em estado permanente de Missão e a importância da formação

missionária para o Regional Leste 3” – Dom Luiz Fernando Lisboa, CP.

16h – Café

16h20 – Primeira Luz: “Vocação: Graça e Missão” – Pe. Antonio Niemiec, C.Ss.R.

17h – Segunda Luz: “A responsabilidade Missionária do Presbítero: ‘Sereis minhas

testemunhas até os confins do mundo’ (At 1,8)” – Pe. Antonio Niemiec, C.Ss.R.

18h – Testemunho: Experiência Missionária Nacional em Manaus (AM)

19h – Jantar

Dia 19/5 (sexta-feira)

14h – Recepção

14h30 – Abertura do dia: “A missão se faz em comunhão” – Sra. Maria Amélia Carrera

15h30 – Terceira luz: “O COMISE e sua importância para a formação presbiteral” – Pe.

Antonio Niemiec, C.Ss.R.

16h30 – Café