14.04.2023

Festa da Penha: Mais de 2,8 mil romeiros da Diocese de Cachoeiro participarão do evento

Uma das maiores peregrinações da Festa da Penha acontece neste sábado, 15 de abril. A romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, poderá superar as expectativas em número de devotos. A perspectiva é de mais de 50 ônibus além de vans e carros particulares desloquem cerca de 2,8 mil pessoas.

A organização da romaria começou a ser debatida após o repasse do Calendário Pastoral aos 8 regionais da diocese nos meses de fevereiro e março. O Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Padre João Batista Maroni, ressaltou a sua preocupação em destacar a relevância deste encontro.

“A diocese de Cachoeiro sempre contribui para uma bonita festa em honra a nossa padroeira. A expectativa é de que esta seja uma das maiores romarias em volume de romeiros. Isso demanda muita responsabilidade. A orientação do Vicariato é de que todos estejamos unidos”, contou.

A Santa Missa que, neste ano será presidida pelo Vigário Geral da diocese, Padre Joselito Ramalho Nogueira, acontecerá às 16 horas no campinho do convento. A megaestrutura já é a fixa utilizada no espaço. A identidade visual da 453º edição, com tema “Com Maria, Chamados a Servir”, é composta por símbolos capixabas com destaque para o colibri, frutos do café e cacau como também a imagem dos fiéis em romaria.

Este ano, a romaria diocesana de Cachoeiro completa 17 edições. “Será um momento rico para nossa igreja (...) quem não estiver presente, participe conosco pela Rádio Diocesana que fará a transmissão da peregrinação."

🔹 Festa da Penha

Com uma tradição que completa 453 anos em 2023, a Festa da Penha é um dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil. As festividades atraem capixabas de todo o estado e também turistas de outras partes do país.

“A Festa da Penha é um forte atrativo do turismo religioso do Espírito Santo, considerada a 3ª maior festa mariana do Brasil movimentando o setor, por conta da sua ampla agenda de atividades desenvolvidas em oito dias de festa”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.