15.04.2023

Festa da Penha: Romaria da Diocese de Cachoeiro reúne 3 mil pessoas

A Romaria da Diocese de Cachoeiro, reuniu, na tarde deste sábado (15), cerca de 3 mil fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha, de acordo com a organização da Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo.

São dezenas de quilômetros de percurso. Os romeiros deixaram suas cidades, rumo ao Campinho do Convento, em Vila Velha, logo depois das 08h.

Durante o trajeto, os romeiros cantaram e fizeram orações em agradecimento às graças alcançadas ou fizeram pedidos à padroeira do estado.

“Vou agradecer à Nossa Senhora da Penha por uma graça recebida há 18 anos atrás. À época, fui diagnosticada com câncer de mama e, ao receber o diagnóstico fiz um pedido: minha mãe, me ajude a superar! Os médicos nunca encontraram metástase e, estou curada”, conta Ivana Fonseca, moradora de Pequiá.

No Campinho do Convento, uma estrutura foi montada para proteger os romeiros do sol. A mesa que leva a santa foi iluminada com LED, para ficar mais visível ao público. Ela também foi decorada com dezenas de flores.

Após a chegada dos romeiros ao destino final, foi realizada uma Santa Missa presidida pelo Vigário Geral, Padre Joselito Ramalho Nogueira e, concelebrada por presbíteros e diáconos da Diocese de Cachoeiro.

“Novamente, nosso povo respondeu ao apelo para estarmos juntos. Somos 3 mil representantes das nossas comunidades. Um demonstração de fé e unidade com a igreja do Espírito Santo,” comenta Pe. Joselito.

Com o tema “Com Maria, Chamados a Servir”, nesta edição, a festa da Padroeira do Estado reza pelas vocações. Este sábado foi dedicado à reflexão sobre “Chamados ao Ministério de Catequistas”. Na homenagem final, organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Piúma, romeiros subiram ao altar com rosas brancas e, as ofertaram à imagem da Padroeira do Estado. Cada pessoa representou uma vocação: família, catequese, vida religiosa, diaconato e vida sacerdotal.

🔹 Registros: