Notícias

19.04.2023

Capixaba de Alegre toma posse como bispo na Bahia

Dom Vicente sucede a Dom Armando Bucciol, que teve o pedido de renúncia acolhido pelo Papa Francisco


O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, juntou-se aos fiéis católicos da Bahia no final da tarde de sábado, 15 de abril, para participar da Missa Solene e Posse Canônica do novo bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora, Dom Vicente de Paula Ferreira. O ato foi realizado na Catedral de Nossa Senhora do Livramento e contou com a participação de autoridades, bispos, padres, diáconos e religiosos de toda a região. O Vigário Episcopal para Ação Social da diocese de Cachoeiro, Padre Evaldo Praça Ferreira, também participou da cerimônia.

Natural de Alegre, Dom Vicente sucede a Dom Armando Bucciol, que teve o pedido de renúncia acolhido pelo Papa Francisco, e será responsável por conduzir pastoralmente as 21 paróquias que compõem a Igreja Particular de Livramento de Nossa Senhora. Dom Vicente é o terceiro bispo da Igreja Particular, presente nas terras da chapada e do sertão. Ele foi nomeado em 1º de fevereiro deste ano, pelo Papa Francisco.

Nascido em 27 de outubro de 1970 na sede episcopal da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o religioso capixaba acolheu Dom Luiz Lisboa na cerimônia. Dom Luiz, representou a igreja particular do sul do Espírito Santo e o Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Vicente é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela FAJE. Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Ordenou-se sacerdote em 1996. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.

O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 8 de março de 2017. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 27 de maio do mesmo ano, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte.

 

🔹 Registros: 

 

 

 

Mais Notícias